A parte superior deste site é feita em Flash

Educação

A educação em Juvenília iniciou-se após a visita do Coronel Manoel José de Almeida à Montalvânia. A pedido do senhor Antônio Lopo Montalvão, depois de conhecer a região o Coronel resolveu fundar uma escola com o objetivo de atender as necessidades locais, amparando os filhos de lavradores e pequenos agricultores das zonas rurais e circunvizinha, preparando-os para a vida, que por sinal foi muito difícil na época.

Essa escola foi formada, a margem direita do Rio Carinhanha na Fazenda Bom Sucesso, hoje Juvenília, pela sua posição geográfica e por ser terras de propriedade públicas.

O Coronel juntamente com os 12 bandeirantes que o acompanhavam fundaram em 23 de setembro de 1953, o Núcleo do Vale do Carinhanha, o internato que é uma das unidades da Fundação Educacional Caio Martins – FUCAM.

O Núcleo do Vale do Carinhanha, hoje Centro Educacional do Carinhanha, oferecia o curso de 1ª à 4ª série e desenvolvia um trabalho solidário, até então nunca visto nas proximidades, com atividades cívicas, sociais, religiosa e até mesmo médica.

Naquele período fundou também a Escola Manoel Ambrósio e em 1962 passou a chamar de Escola Estadual Antônio Ortiga. Assim como todo o início é difícil não foi diferente com a educação em Juvenília.

A primeira escola antes de ser construída com uma estrutura mais adequada, já funcionava com a barraca feita de palha situada no bosque e funcionava 1ª, 2ª e 3ª série tudo na mesma sala, o que chamamos atualmente de sala multisseriadas.

Como na Fazenda Bom Sucesso não tinham professores eles vieram das cidades circunvizinhas, de Carinhanha, Correntina, Malhada e outros lugares.

Os primeiros professores a trabalharem nas escolas pioneiras foram, Siana, Hiolanda, Nesci, Lucinha, Alzira, Margarida, Vanda, Mª Josefina, Daria, e Rosalita.

Os primeiros diretores da Escola Manoel Ambrósio futura Antônio Ortiga foram, Simeão, Antônio Ortiga, Adolfo, Joaquim Gonçalves Silva, em seguida Nelson, Jarbas, Lia, Raimunda Santana e o atual Alaripe Gonaçalves Durães, sendo que foi reeleito pela comunidade escolar.

No as escolas início não eram estruturadas, não tinham carteiras, nem cadeiras, os alunos estudavam nos pranchões, tipo de banco, mas tinha merenda que vinha de Belo Horizonte.

A Escola Municipal de Juvenília começou a funcionar em 1997 com a documentação da Escola Municipal Maria Ferreira Marinho.

Em 2000 já tinha seus registros próprios e foi inaugurada com o nome de Escola Municipal Caio Viana Martins. Nessa escola funciona a Educação Infantil, a Educação de Jovens e Adultos e as primeiras séries do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série). Possui 291 alunos matriculados.

Hoje a Escola Estadual “Coronel Almeida” tem como diretora Rosimeyre Neves de Souza Leão, a escola tem sua sede localizada na Fazenda Lar Cantinho – propriedade da Fundação Educacional Caio Martins – Centro Educacional do Carinhanha a oito quilômetros de Juvenília, oferece o Ensino Fundamental completo – Ciclo Básico, Ciclo Intermediário e Ciclo Avançado, sendo que tem 348 alunos matriculados.

Essa escola tem como principal objetivo oferecer uma educação de qualidade promovendo o desenvolvimento na medida em que promove a atividade mental construtiva do aluno; responsável por transformá-lo em uma pessoa única e irreparável.

A escola Estadual Antônio Ortiga, tem hoje como diretor Alaripe Gonçalves Durães, localizada na Rua Antônio Ferreira Alkmim – 230, possui 964 alunos matriculados, funciona o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio.

O principal objetivo dessa escola é desenvolver um trabalho de educação integral e de qualidade que possibilite a formação de sujeitos pensantes, críticos, solidários, participantes e feliz, capaz de exercer uma cidadania na construção de um mundo mais justo e solidário.

No geral a educação em Juvenília está trilhando caminhos rumo a novos horizontes, buscando cada vez mais atender as necessidades de toda comunidade escolar enfim da sociedade juveniliense.

Foto da Prefeitura Municipal de Juvenília que ficará antes do menu

Galeria de fotos

Fotos dos fundadores de Juvenília - Minas Gerais

Fotos dos fundadores de Juvenília - Minas Gerais


Desenvolvido por Adailton Rodrigues de Souza
Rua Herondino Montalvão, 390 - Centro - CEP.: 39467-000 - Juvenília - Minas Gerias
Contatos: Fone:(38)9934-9155 - Email/MSN: adailton@adassoft.com - Site: www.adassoft.com
Este site, é um trabalho solicitado pelo professor, Alexandre Henrique Paes, da disciplina Linguagens de Programação I
do curso de Web Design e Programação da UNISULVIRTUAL.
Imagem do rodapé da página

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!